6 coisa que os millenials podem aprender pra viver melhor em 2020.

Dia 16/12/2019
|
Sobre Textos

Todo ano uma Carol diferente fazendo uma lista em Dezembro – amo não nego, faço quando puder. Na tag você pode conferir as anteriores – que modéstia à parte são bem da horinha. Morando sozinha – leia-se: fora da casa dos meus pais – há mais de um ano, eu acho que essa lista é sobre amadurecimento e respeito para com a pessoa que você é; e pode ser.

Ricardo Bofill

1.Se você trabalha, independente do quanto você ganha, saiba que uma hora alguma situação inesperada e imprevista vai te acontecer e você vai precisar gastar mais do que tem no contracheque.

Educação financeira; gastar menos do que se ganha; descobrir como a poupança funciona – e porquê não deixar seu dinheiro lá; tomar banhos de 5 minutos e aprender a caminhar um pouco ao invés de chamar um Uber pra tudo ou comprar um carro com parcelas altíssimas que você não pode (ou precisa) pagar são algumas das coisas que vão te ajudar a fazer um ano melhor em 2020.

Perfis e canais no YT que você pode seguir para te ajudar a construir um relacionamento melhor com seu dinheiro: @perfeitamenteindependente | @nathaliaarcuri | @partiupoupar |

2. Se você deixar de se conhecer, não vai saber quais são seus sonhos.

2019 foi um ano de desconstrução. De bater a cabeça na parede pra esperar rachar – ou a parede ou a cabeça. Pelo que eu vi, teve muito sangue, de todo mundo e por toda parte. Você talvez tenha chegado no banheiro pra escovar os dentes numa dessas manhãs em que se forçou a sair da cama para ir para um trabalho que detesta, esperando ansiosamente 18h pra chegar em casa e dormir de volta na esperança de que talvez amanhã não tivesse que passar por tudo isso – mas teve, e aí percebeu que essa é sua vida.

Ela não é nada do que você planejou. Está longe de ser o que você sonha, e na maior parte do tempo nem parece com você – ou quem você achou que seria. Mas eu te garanto que é a sua vida e ela vai mudar muito, mas, pra qual direção é você quem direciona.

Dá um trabalho danado chegar a lugares e conquistar coisas. Primeiro de tudo você precisa saber o que você quer e isso é difícil em certos casos pois nem sempre fomos ensinados a deixar coisas de lado. Escolher alguma coisa sempre significa – sempre – deixar outras de fora da nossa vida e realidade. Como saber o que escolher? Como saber o que é melhor pra você?

É preciso se conhecer.

3. Construir coisas fora da bolha da internet.
Sabemos que a vida do instagram não é real. Então por que nos nossos momentos mais baixos e tristes nossa primeira reação é criar uma pasta no Pinterest com as roupas que vamos usar quando coubermos dentro delas; as casas que vamos morar quando pudermos pagar por elas; as festas que vamos dar quando tivermos na idade X; o trabalho que teremos quando formos felizes?

– E tudo bem fazer isso, desde que não seja em demérito da vida que temos agora –

Ou pior, descendo o feed na rede social dos sorrisos e vidas perfeitas, pensando por que eles tem e você não.

Uma coisa extremamente saudável que fiz em 2019 e vou continuar cada vez mais aplicando, é dar um limpa nas minhas contas de redes sociais, parar de seguir e acompanhar pessoas que não conheço, que não me agregam, que não tem a ver com o meu estilo de vida ou que me fazem mal. O unfollow é livre, use-o. Mas, além disso, saiba que nem tudo que você vive precisa ser público e que a sua personalidade e/ou estilo de vida não precisam ser validados por likes.

4. Se você não enche as garrafas de água da sua casa, ou você vai morrer de sede, ou matar alguém de raiva.

Se você tem o privilégio de morar sozinho, meus parabéns! Se você não tem, talvez 2020 seja o ano de criar responsabilidades e aprender a enxergar os trabalhos domésticos invisíveis que nunca são vistos mas são feitos – e se você não está vendo-os e fazendo-os, alguém está. A mesma responsabilidade que requer você cuidar do seu corpo, da sua mente e do seu coração é a que exige cuidar da sua casa, ela reflete mais do que você imagina, e se você não está habitando este espaço por si mesmo, se responsabilize dos detalhes para tornar seu lar habitável e agradável para o outro. O nome disso é empatia e respeito. O quadrinho “Mas você não pediu!” é um exemplo sobre trabalhos domésticos não explícitos que absolutamente toda a população mundial deve ler. Clique AQUI.

5. Cuide-se.
Coma mais legumes e verduras. Leia pesquisas sobre saúde, mantenha seus exames em dia. Saiba o que está acontecendo com você. Seu humor, seu sono e sua energia e sua alimentação são 4 coisas impossíveis de serem coordenadas separadamente. A vida não é só trabalhar para pagar as contas, é esperado que você aproveite sua jornada no meio do caminho e encontre prazer em ser quem você é, onde você está – isso exige saúde.

6. Você pode viver seus sonhos.
Seu que eles são caros. Sei que você precisa estar de volta no trabalho amanhã cedo. Sei que a fatura do seu cartão está mais cara do que você tinha percebido. Sei que você está cansada; eu sei, pode acreditar!

Mas tome um fôlego. Faça algo por você e tente viver hoje, só hoje, como se a sua vida estivesse encaminhada. Quando você chegar lá você vai poder acordar 1 horinha antes pra fazer uma caminhada? Então vá! Quando você chegar lá você vai poder convidar um amigo pra uma maratona de Senhor dos Anéis? Então vá! Quando você chegar lá vai organizar seu freezer com todas as marmitas de refeições para a semana? Então vá! Quando você chegar lá vai aprender um novo idioma? Então vá.

Você tem três vidas. A do passado, que tomou decisões e é por causa delas que você vive a vida que tem hoje. A do presente, que talvez esteja limpando a bagunça do passado e sofrendo com isso, mas ainda é a sua vida, e apesar de tudo ainda pode ser extraordinária, ela constrói – de verdade, não nos sonhos e na fantasia – o que você vai viver a seguir. A do futuro, que não importa o quanto você queira, não se materializa, conquista ou se torna alguém incrível sem seus esforços atuais. Tenha paciência e foco e você pode chegar nessa sua versão do futuro com muito mais prazer que poderia ter imaginado.

A vida não vai ficar mais fácil. Descanse, respire fundo, e trate de ficar mais forte – essas são as estratégias que mais funcionaram pra mim esse ano, espero que você tire proveito e curta a vista!